A Natureza das Organizações

Sob o ponto de vista formal, uma organização empresarial consiste em um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos, orientados para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. A estrutura deste conjunto de encargos está condicionada à natureza do ramo de atividade, aos meios de trabalho, às circunstâncias socioeconômicas, entre diversos outros fatores. As principais características de uma empresa bem estruturada são:

1 – Divisão de Trabalho

A divisão do trabalho é um processo de produção em diferentes estágios, do qual permite que os trabalhadores se concentrem em tarefas específicas, aumentando a eficiência em larga escala.

2 – Especialização

É comum receber promoções de cargo quando você passa de acadêmico (estagiário) para profissional formado, registrado nos órgãos competentes e especialista em determinada área.

3 – Hierarquia

Obviamente, uma empresa não é formada apenas de funcionários estudiosos em busca de melhores salários. Alguém que se destaca no cumprimento das funções, não deixa trabalho acumular e chega sempre no horário pode facilmente ultrapassar o estagiário que está na corporação há mais tempo. A hierarquia funciona dessa forma, você conquista o cargo de chefia com base no desempenho que aplicou durante sua jornada de trabalho. Ela deve ser cumprida de forma categórica, para que haja respeito e confiança mútua dentro da organização.

4 – Distribuição da Autoridade e da Responsabilidade

 para o bom funcionamento da organização, cada funcionário precisa ter em mente seu papel. Isso auxilia no relacionamento interpessoal, na gestão de processos e qualidade aplicada na empresa e nos resultados satisfatórios a longo prazo.

5 – Racionalismo

Em outras palavras, o maior lucro, pelo menor custo, dentro de certo padrão de qualidade.

Tipos de Estrutura Organizacional

Existem três tipos tradicionais de estrutura organizacional:

1 – Organização Linear

É um tipo simples de organização que utiliza a unidade de comando (liderança) como base de atuação. Não

 existe divisão de autoridade. Além disso, a comunicaçãoé feita através de linhas formais e ocorre centralização nas tomadas de decisões;

OrganizaçãoFuncional

Baseada no princípio da especialização de funções, ou seja, não há

centralização no poder e a ênfase está justamente na distinção e especialidade dos departamentos;

Organização Linha-Staff

É o resultado dos tipos linear e funcional, do qual visa diminuir asdesvantagens de ambas e enfatizar as vantagens. É o modelo mais utilizado no mercado atualmente.

Todas as organizações estão preocupadas em canalizar os esforços humanos para atingir seus objetivos. Mesmo que indivíduos e grupos (com interesses pessoais distintos) desejem ajudar no cumprimento de metas, a empresa da qual fazem parte deve coordenar seus esforços e direcioná-los para objetivos específicos. Assim, o papel da empresa é influenciar o comportamento das pessoas, para que as metas sejam atingidas com êxito, trazendo resultados satisfatórios.

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